ViewPagerIndicator

by Paco Pomet / from beautifuldecay.com

Jake Wharton desenvolveu uma framework para criar de forma eficaz e eficiente vários tipos de navegação via Tabs nas aplicações Android. Citei esse framework, chamado,ViewPagerIndicator, em um post anterior e o repositório está localizado em https://github.com/JakeWharton/Android-ViewPagerIndicator/. Segue um exemplo onde usei a classe TitlePageIndicator, uma das classes do framework, para criar minhas Tabs.

O código Java é tão simples quanto. Crie um ViewPager normalmente, e informe a instância do TitlePageIndicator qual o ViewPager ele estará associado.

Geralmente é preciso criar listener para o ViewPager e listener para as Tabs para que quando aconteça algo em um, reflita imediamente no outro. Sob esse aspecto há um ponto positivo. Quando ligamos o TitlePagerIndicator com o ViewPager através do método setViewPager(), isso já ocorre imediatamente.

Uma pergunta que fiz foi, “Como insiro os títulos nas abas?”. Não demorei a encontrar uma resposta no Google, o que demonstra que tem a tal biblioteca tem sido bem utilizada. O TitlePageIndicator vai exibir em cada Tab o título do Fragment correspondente no ViewPager. Então, em nosso adapter do ViewPager devemos sobrescrever o método getPageTitle() e informar lá o título de cada fragmento e que será capturado e exibido na Tab pelo TitlePageIndicator.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s