Princípios da Engenharia de Software

Princípios que Guiam o Processo

  • Seja ágil
  • Concentre-se em qualidade em todas as etapas
  • Esteja pronto para adaptações e mudanças, gerencie isso
  • Monte uma equipe efetiva
  • Estabeleça meio de comunicação
  • Avalie riscos
  • Gere artefatos

Princípios que Guiam a Prática

  • Divida e conquiste
  • Compreenda o uso da abstração
  • Foque na transferência da informação
  • Padronize
  • Faça uso de vários exemplos ou modelos para apresentar a solução
  • Lembre-se que várias pessoas farão manutenção no software

Princípios da Comunicação

  • Ouça
  • Prepare-se antes de comunicar (estude antes)
  • Alguém deve facilitar a atividade
  • Comunique-se pessoalmente
  • Anote e documente as decisões
  • Mantenha o foco e crie módulos para a discussão
  • Faltando clareza, represente graficamente.
  • Sempre siga em frente, mesmo que algo esteja obscuro ou em desacordo
  • Na comunicação, ambas as partes devem sair ganhando.

Princípios de Planejamento

  • Compreenda o escopo do projeto
  • Envolva os interessados na atividade de planejamento
  • Reconheça que é uma etapa iterativa
  • Faça estimativas com base no que conhece
  • Considere os riscos ao definir o plano
  • Seja realista
  • Seja flexível, considere particularidades.
  • Defina como a qualidade será garantida
  • Defina como pretende se adequar as alterações

Princípios de Modelagem

  • O objetivo principal da equipe de software é construir o software e não modelos
  • Não crie mais modelos do que necessita
  • Produza modelos mais simples e úteis possível
    • Esqueça os modelos perfeitos, tudo vai se aprimorando ao longo das iterações
    • Não seja dogmático quanto a sintaxe, pois a representação é menos importante que o conteúdo
  • Produza modelos que facilitem alterações
  • Cada modelo deve ter um propósito bem definido

Princípios de Construção

  • Princípios de codificação
    • Antes de escrever o código, certifique-se que entendeu bem o problema, os princípios e conceitos do projeto, certifique-se que escolheu bem a linguagem de programação, IDE e que um conjunto de testes de unidade foram criados.
    • Durante a codificação, mantenha a lógica condicional simples, respeite os padrões, domine a arquitetura e crie uma documentação “autodocumentável”.
    • Após a codificação, execute os testes de unidade, revise o código e refatore.
  • Princípios de teste
    • Os testes precisam ser planejados antes e devem estar de acordo com os requisitos do cliente.
    • Tenha em mente o Princípio de Pareto (80/20)
      • Testes exaustivos são impossíveis

Princípios de Disponibilização

  • O pacote de entrega completo deve ser auditado e testado
  • Uma estrutura de suporte deve ser provida
  • Material com instruções deve ser provido
tree-3045068_640

from pixabay.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s