Mitos de Gerenciamento
- Já temos um livro que está cheio de padrões e procedimento para desenvolver software; ele não supre meu pessoal com tudo o que eles precisam saber?
Não bata ter um livro com padrões. O principal recurso para se desenvolver software são pessoas e eles precisam além de conhecer os padrões precisam saber utilizá-los no momento certo.
- Se o cronograma atrasar, poderemos acrescentar mais programadores e ficarmos em dia.
Programadores possuem tempo para se adaptar e harmonizar com uma nova equipe. Não pode-se pensar que ele entrará no projeto em alta produtividade a ponto de salvar o atraso.
- Se eu decidir terceirizar o projeto de software, posso simplesmente relaxar e deixar essa empresa realizá-lo.
O desenvolvimento de software é uma atividade que requer um acompanhamento contínuo para garantia da qualidade, já que não é algo palpável ou concreto.
Mitos dos Cliente
- Uma definição geral dos objetiso é suficiente para começar a escrever os programas – podemos preencher detalhes posteriormente.
“Dá uma olhadinha aqui e pode já sair fazendo.” Os cliente nem sempre tem muito prazer em ensinar o funcionamento de seu trabalho e isso pode acontecer. Porém, bom entendimento os requisitos garante bom resultado final.
- Os requisitos de software mudam continuamente, mas as mudanças podem ser facilmente assimiladas, pois o software é flexivel.
Algumas demandas não são facilmente adicionadas ao produto, muitas das vezes requerem um grande depreendimento de esforços.
Mitos do Profissionais da Área de Software
- Uma vez feito um programa e colocado em uso, nosso trabalho está terminado.
Maior parte do clico de vida de um software é sua manutenção.
- Até que o programa entre em funcionamento, não há maneira de avaliar sua qualidade.
Há testes feitos ao longo da construção do software e não apenas no final.
- O único produto passível de entrega é o programa em funcionamento.
Protótipos podem ser utilizados durante iterações
- A engenharia de software nos fará criar documentação volumosa e desnecessária, que inevitavelmente iré nos retardar.
Engenharia de Software não é sinônimo de documentação. A documentação é consequência de um processo de explicitação da solução. A medida que se “desenha” a solução em um documento, novas ideias surgem, erros são encontrados e qualidade é em parte garantida.
