Artefatos da Análise Centrada no Usuário

O primeiro documento a ser registrado nessa etapa é o documento de perfil de usuário (Análise de Usuário), onde serão colocados as primeiras características de um grupo de usuários. Como parte desse perfil, são encontrados aspectos demográficos, comportamentais e psicológicos.

O segundo documento a ser gerado é o documento de personas e seus objetivos (Análise de Usuários). Persona é a definição do perfil de um possível usuário extraída do documento de perfil de usuário que é a descrição do grupo de usuário. Ou seja, enquanto o documento de perfil de usuário é a definição do grupo de usuários, uma persona seria a representação de uma pessoa que define todo grupo com nome, idade, sexo e demais características. Então, nesse documento teremos personas e seu dia a dia no uso do sistema, trabalhando aspectos específicos do uso do sistema.

O terceiro documento é o documento de cenários e tarefas (Análise de Tarefas) levantado a partir do uso do sistema por parte de uma persona. Defini-se uma persona e com isso entende-se como ela usa o sistema hoje e assim é possível definir cenários de como essa interação ocorre durante a execução de tarefas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s