Análise de Usuários

Análise que define os perfis de usuário afim de entendê-los e seus objetivos e desenvolver um produto que harmonize com suas características. Através dessa análise é são criados o documento de perfil do usuário, contendo descrição dos grupos do usuário, e o documento de personas e seus objetivos, que cria uma pessoa fictícia que representa um grupo definido no documento de perfil do usuário.

Modelo Cognitivo, Mental e Conceitual

É uma técnica de análise de perfil onde o designer, que precisa entender como o usuário funciona, cria um modelo cognitivo para tentar entender como ele realiza as ações. Isso é feito visando antecipar as ações do usuário e adaptar o sistema ao seu modo de trabalho.

Quando um usuário olha para qualquer sistema, ele constrói um tipo de modelo mental de como funciona. Se o modelo mental do usuário se encaixar perfeitamente com a metáfora desenvolvida pelo designer, tudo funcionará perfeitamente.

Além disso, há o modelo cognitivo. O designer precisa entender como o usuário funciona, para isso cria-se um modelo cognitivo para tentar entender como ele realiza as ações. Isso é feito visando antecipar as ações do usuário e adaptar o sistema ao seu modo de trabalho.

Personas

Sabemos que os elementos que o tripé de um produto é composto pelas pessoas que o usam, atividades que elas realizam e o contexto onde elas realizam. Durante a análise centrada no usuário é desejado antecipar as ações de usuários no sistema para prover melhor usabilidade quando elas acontecerem.

Personas são artefatos gerados para ajudar nessa previsão, onde persona é a definição de um grupo de usuário representado por uma única pessoa em que seus atributos são genéricos a esse grupo. Personas são formas rápidas de captar conhecimento e gerar análise.

A persona além de demonstrar característica de um usuário nos leva a entender os seus objetivos e como que ele vai querer realizar ações no nosso sistema, o que ele precisa e com isso seremos capazes de levantar tarefas necessárias. De uma persona são definido sua identidade(nome sobrenome, idade, foto etc), status do uso do sistema (primária, secundária, outro stakeholder), objetivos, habilidade (especialidade, treinamento e competências), tarefas básicas que realiza ou crítica (frequência, importância e duração das tarefas), relacionamentos, requisitos, expectativas em relação ao produto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s