O primeiro modelo cognitivo foi criado e lançado por Donald Norman. Ele tentou entender como o usuário funcionava e definiu 7 etapas da ação que o usuário percorre para atingir os seus objetivos. Toda a ação se inicia com um objetivo (geralmente é vago) que é precedido pela execução e, por fim, é finalizada com a avaliação ou verificação do que foi feito.
Início
1 – Formação do Objetivo
Tudo se inicia com um objetivo, que é genérico mas que vai se especificando ao longo do processo.
Execução
2 – Elaboração da intenção
Elaboração de como ele irá realizar a ação.
3 – Elaboração da ação
É o momento em que se mapeia no sistema todo o processo elaborado a partir da intensa na etapa anterior. Nessa etapa é identificado quais partes do sistema serão utilizados para executar cada passo da elaboração da intenção. Se na ação de mandar um email para o chefe a primeira etapa da elaboração da intenção for digitar um assunto X, na elaboração da ação será buscado e entendido na interface o campo do assunto. Um esforço cognitivo e físico é realizado nessa etapa e a usabilidade do sistema estará influenciando durante esse mapeamento, tornando ou não grande o esforço.
4 – Realização
Realização propriamente dita de todas as etapas levantadas. Nessa etapa é realizado o esforço físico por parte do usuário para interagir com o sistema de acordo com sua elaboração.
Avaliação
Momento em que o usuário avalia se foi bem sucedido ou não no que ele desejava fazer.
5 – Perceber o estado do sistema
Identificação de feedback do sistema quanto a ação realizada, desde efeitos sonoros até mensagens na interface. Nessa etapa é exigido um esforço físico para ouvir ou ler o feedback.
6 – Interpretar o estado do sistema
Após identificado o feedback do sistema, é necessário entender o que esse feedback quer dizer. Nessa etapa é necessário um esforço cognitivo para entender o que significa onde conhecimento prévios de sistema serão utilizados ou novos conhecimentos são adquiridos.
7 – Avaliação do estado do sistema
Avaliação se o usuário foi bem sucedido ou não, se o objetivo foi alcançado ou não, à partir do feedback do usuário.
