Ciclo de Vida do Design Centrado no Usuário

Ciclo de Vida - Design Centrado no Usuário

Análise Centrada no Usuário

A análise é a fase mais importante dentre as fases da engenharia de usabilidade. Nessa fase se modela os atores que farão uso do produto, o propósito do sistema é levantado.

A grande diferença da análise centrada no usuário e da análise vista na engenharia de software é que não são levantados apenas requisitos funcionais requisitos arquiteturais e de performance mas também requisitos específicos do usuário vindos de seus fatores humanos.

Design

Mediante a busca pela satisfação do que foi identificado na análise, o design pressupõe criação de uma metáfora e a seleção de quais elementos visuais serão utilizados para proporcionar uma boa qualidade de uso e proporcionar uma boa experiência. As interfaces aplicam o conhecimento prévio que se tem de outras aplicações, vindos da análise competitiva ou mesmo de padrões que os concorrentes acabam também usando, e aplicam o conhecimento prévio do usuário.

Implementação por Prototipação

Na prototipação é onde ideias são validadas e feedbacks são recebidos em um modelo em menor escala do produto que você deseja fazer que pode acontecer em diversos níveis de detalhamento. A ideia da prototipação é de antecipar a natureza do produto sendo a equipe seja capaz de esboçar como o será o sistema de forma ágil e com uma documentação de poucas páginas.

Avaliação

A engenharia de usabilidade tem nos mostrado que todas as etapas deveriam ser sucedidas pelas etapa de avaliação a fim de garantir que o trabalho realizado na etapa esteja em conformidade com a qualidade. Esse trabalho é de garantia acontece focando exatamente no que torna um produto bem sucedido em termos de usabilidade que é o envolvimento do usuário, convidando-o para participar dos testes de avaliação, suporte da gerência executiva e definição clara de requisitos e medição de grau de satisfação desses requisitos.

Deixe um comentário